6 de novembro de 2013

Cultura Negra é destaque no Circuito Popular de Cinema e Vídeo

Cultura Negra é o tema da mostra de novembro do Circuito Popular de Cinema e Vídeo

No mês da consciência negra, o projeto Terças na Tela traz a mostra Novembro Negro


Cultura, tradições e identidade são os temas abordados nos três filmes que fazem parte da mostra Novembro Negro do Circuito Popular de Cinema e Vídeo, que serão exibidos durante todas as terças-feiras do mês em que se comemora a consciência negra. Os filmes “Arte na Cabeça – Uma análise sobre a ressignificação dos jovens negros de Salvador através dos penteados afros”, “Negros” e “Cantador de Chula” serão exibidos em quatorze espaços culturais da capital e do interior.
“Arte na Cabeça – Uma análise sobre a ressignificação dos jovens negros de Salvador através dos penteados afros”, dirigido por Cátia Albuquerque, retrata o visual afro dos adolescentes negros através de seus penteados. O filme foi produzido com o intuito de compreender as mudanças do jovem negro em relação à estética e à vaidade, a sua nova construção identitária  e suas vivências com o visual dentro da sociedade. O vídeo apresenta uma entrevista com a antropóloga Goli Guerreiro, além de depoimentos de algumas profissionais de estética, dentre elas Negra Jhô, em que relatam o surgimento das primeiras ideias de trabalhar penteados afros com os negros adolescentes. Jovens músicos também participam, explicando as dificuldades que existiram, e ainda existem, na aceitação da sociedade e o preconceito em relação à estética masculina.
Já em “Negros”, de Mônica Simões, a construção da imagem do negro na Bahia por meio de filmes e vídeos de arquivo, público e privado, dos anos 1920 até o ano 2000, é embasada nesse documentário de cinqüenta e dois minutos. O foco do roteiro não é a grande narrativa da história oficial e sim as práticas do cotidiano que surgem de uma câmera despretensiosa. Os dois primeiros filmes serão exibidos nos dias 05 e 12 de novembro.
Nos dias 19 e 26 de novembro é a vez de “Cantador de Chula”, de Marcelo Rabelo, entrar em cartaz nos espaços culturais. Forte herança africana, a chula é o canto principal de algumas modalidades do samba no interior da Bahia, caracterizados por sua técnica vocal. O filme caminha pelo recôncavo e agreste baiano, onde podemos ouvir algumas chulas e outras cantigas tradicionais além de conhecer mais sobre essa tradição, através de cantos de moradores locais e pelos mestres e mestras da região.
SERVIÇO:

Mostra Novembro Negro – Circuito Popular de Cinema e Vídeo
Datas: 05, 12, 19 e 26 de novembro 
Dia: (terças-feiras)

Quanto: Gratuito
Horários: 10, 15 e 19 horas.

Mais informações: 75 3635 1457

Marinalva Rodrigues - Coordenadora
Antonio Carlos - Assistente 
Juliana Lago - Museóloga

Nenhum comentário:

Postar um comentário